Conteúdo do jornal impresso do Seminário Integrado - Comunicação e Mídias.
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A Televisão
e os adolescentes
A
televisão é um meio de comunicação que faz parte da vida e do dia a dia das
famílias. Ela é vista como um mecanismo que serve para informar e atualizar.
A presença dela
no ambiente de casa é grande, se transformando quase como em um membro afetivo
da família. Essa sensação os jovens também experimenta, principalmente os
adolescentes. Eles se sentem senhores da vida, com poder de mudar tudo e todos.
Sentem-se também incompreendidos e rejeitados pela sociedade, encontrando na
televisão o parceiro ideal, que por vezes substitui os amigos da vida real.
A televisão
nunca diz não, e sempre pode ensinar alguma coisa. Este é um de seus pontos
negativos: Os adolescentes ficam sedentários, e podem acabar desenvolvendo
alguma doença.
Um modo para
prevenir essa situação seria se as cidades organizassem eventos para que os
adolescentes - querendo ou não, chorando ou não - se divertissem e saíssem da
frente da TV, participando assim do mundo lá fora.
Gelson
Luiz S. Jorge; 1ª 1
O Rádio e seu papel na sociedade
O rádio é um meio de comunicação muito importante para as pessoas.
Ele foi criado pelo italiano
Guglielmo Marconi, em 1896. Sua primeira transmissão se realizou na virada do
século XIX para o século XX, em 1901, utilizando um sistema de Amplitude
Modulada (AM) instalado por Reginald Fessenden.
No Brasil, o Padre Rockett Pinto, em
1923 fundou a emissora Rádio Sociedade Rio de Janeiro, tendo interesses
religiosos e educativos nas transmissões.
Como o tempo, o rádio popularizou-se
e modernizou-se. As emissoras estão cada vez mais preocupadas em se integrar
nas tecnologias, como nas redes sócias (facebook, twitter, etc) e ouvinte pode
participar dos programas ao vivo, ou ainda ouvir sua emissora preferida,
baixando o aplicativo no celular em qualquer lugar do mundo.
Além de dar informações precisas e
sempre atualizadas, o rádio em a função de fazer o ouvinte imaginar o que está
acontecendo, trazendo distração, transmitindo músicas, jogos e mantendo a mente
da pessoa ocupada, sem que se precise prestar atenção ou olhar, como na
televisão.
Enfim, o rádio é um amigo que temos
dentro de casa e uma bela companhia!
Luiza
Valentina; 1ª 3
Palestra:
Radialistas Tiago Fortes e Yago Ourique
Na manhã da quinta-feira, 6 de setembro, os alunos da
disciplina de Seminário Integrado, do 1º ano do Ensino Médio foram contemplados
com a visita dos palestrantes Tiago Fortes e Yago Ourique, da rádio Pop Rock.
Eles falaram do surgimento, das facilidades e dificuldades das Rádios no
Brasil.
A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil,
aconteceu em 7 de Setembro de 1922, no Rio de Janeiro, por ocasião do
centenário da Independência. No início, o rádio era objeto apenas de pessoas
ricas, que pagavam mensalidade para receber a transmissão.
A história do rádio no Rio Grande do Sul começa em 1924,
quando um grupo de radioamadores trouxe à Porto Alegre um aparelho transmissor,
inaugurando assim, a primeira rádio Sul-Rio-Grandense, que recebeu o nome de
Rádio Sociedade Rio-Grandense.
A Rádio Sociedade Rio-Grandense
não existe mais, acabou em um breve período de tempo, encerrando suas
atividades com pouco menos de dois anos, não conseguiu se manter, só com a
mensalidade de seus associados.
De fato, para alguns ouvintes a
rádio é muito importante, há pessoas que não conseguem trabalhar desligadas do
aparelho, enquanto para alguns ouvintes, se algum radialista não mencionar uma
determinada informação, significa que esta não é importante, tamanha
credibilidade que alguns nomes alcançaram, em Cruz Alta , Tiago Fortes,
principalmente.
Hoje me dia, para trabalhar em
uma rádio é necessário o curso de jornalismo, em que se aprende a ancorar,
entrevistar, e também a parte teórica da comunicação.
Segundo a opinião geral dos
alunos, essa foi a melhor palestra do ano, sendo diversas vezes engraçada, mas
ao mesmo tempo, bastante esclarecedora.
EDITORIAL______________
Nós, do grupo do Jornal Impresso, da disciplina de Seminário Integrado
desenvolvemos esta publicação, assim como pesquisas relacionadas à atividade
jornalística e a evolução deste meio de comunicação tão importante atualmente.
Depois de muita pesquisa, leitura, debates e trocas de informações
entre os membros do grupo, entendemos que o jornal, mesmo sendo o meio de
comunicação mais antigo, ele continua em pleno vapor, tendendo a crescer ainda
mais.
Durante sua longa existência, passando pela prensa de Guttemberg, pelo
telégrafo, até os métodos digitais que dispomos hoje, o jornal passou por uma
série de modernizações e também dificuldades.
No Brasil, desde sua chegada, com a família real portuguesa, em 1808,
até hoje, a atividade jornalística teve uma vida conturbada. Durante vários
momentos da história os jornalistas sofreram com a censura, a perseguição e
muitas vezes tiveram suas vidas postas em risco, em nome da informação e da
liberdade de pensamento.
Desde o Império, passando pela República Velha, o Estado Novo e a
Ditadura Militar, o jornal teve raras oportunidades de ser um meio livre e
democrático. Essa situação mudou partir de 1985, com a redemocratização do
Brasil o jornal só tem crescido mesmo tendo a concorrência da TV e
posteriormente da Internet, o que corrobora o argumento de que tão cedo esse
eficiente meio de comunicação não será extinto.
Em nome de todos os membros do grupo, ficamos gratos pela oportunidade
de expandir nosso conhecimento e nossa experiência através deste projeto.
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OPINIÕES_________________
"O
projeto de seminário integrado tem seus prós e contras. Ele abrange áreas e
assuntos diferentes do que estamos acostumados a ver em sala de aula. Porém a
carga horária se torna cansativa e o seminário acaba ocupando o lugar de
matérias que depois sejam mais importantes para nós."
Bruna Oliveira; 1ª 6
“Considero o
Seminário Integrado uma atividade interessante para envolver os alunos, além de
ensiná-los coisas que não aprenderiam de outra forma. Além disso, é divertido
nos interarmos em algo que gostamos como, por exemplo, a pesquisa que estou
fazendo sobre o reggae.”
Martha Teixeira; 1ª 4
Dança: A arte da expressão corporal
No dia 17 de
Setembro, as turmas do 1º
ano do Ensino Médio assistiram a uma palestra, com a professora
Carminha, que é uma das responsáveis pela disciplina de Artes na escola.
Na
palestra, a professora comentou a história da dança, uma das três artes cênicas
da Antiguidade. Ela pode existir como manifestação artística, divertimento ou
ainda em cerimônias.
Como arte, a dança se expressa através de movimentos, com ou
sem ligação musical, para um determinado público que, ao longo do tempo,
desvinculou-se do teatro.
Os
estilos de dança mais antigos são os ritualísticos. Hoje, o mais comum que
podemos ver em vídeos, filme e festa são o Balé Clássico e o moderno, o Break,
a Street Dance, o Free step, os nativistas como o chamame, a milonga e a
vaneira, e as danças de salão em geral.
Como
conteúdo escolar, a dança é dada nas aulas de Educação Física, nas atividades
expressivas e rítmicas; e na disciplina de Artes.
No
Brasil, a formação de professores e profissionais de dança é adquirida nos
cursos superiores de dança, alguns deles com licenciatura.
Antes
de encerrar, a professora citou os nomes
de escolas e projetos de dança aqui em Cruz Alta e, ao final, dois alunos improvisaram
uma coreografia.
A dança pode ser realizada em
três modalidades:
Dança Solo: É praticada por
apenas um bailarino. Ex.: Balé, chula.
Dança em duplas (Duo/Padede):
Dois bailarinos executam a coreografia. Ex.: Tango, balé.
Dança em grupo: Comum em danças
tradicionalistas, nos CTG”s; também pode ser encontrada em certas em cerimônias
ritualísticas. Angélica Santos; 1ª 2
lATIVIDADES
PREVISTAS PARA O FINAL DO SEMESTRE:
13/11- 16h, capacitação para
o uso da lousa eletrônica;
23/11- Horário de aula,
passeio bicicleta/patinete na escola;
27/11- Horário de aula,
Caravana RGE;
30/11- 20h, Natal Luz
(crianças e professoras vêm 19h45min);
07/12- Horário de aula,
Festa à Fantasia, com confraternização das turmas;
11/12- Horário de aula,
Formatura da Educação Infantil, na sala 51.
12/12- Entrega dos boletins
e Término do ano letivo;
13 a 19/12- Período de
Estudos de Recuperação para todas as crianças com baixo rendimento e/ou com
dificuldades de aprendizagem, inclusive do 1º e 2º ano;
FORMATURAS
13/12 Ensino Médio
15/12 Curso Normal
22/12 Téc. Secretariado
11/01 Téc. Enfermagem
29/12 Téc. Contabilidade
20/12 Téc. em Química
Seminário Integrado – 23/112012 19h 30min –Auditório
24/11/2012 8 h – Sala 51
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COMUNICAÇÃO E MÍDIAS_____________________________
A comunicação
é imprescindível. Desde os tempos maios remotos ela foi essencial para a vida
humana, tanto pela fala, imagens, textos, músicas, etc.
Antigamente,
a comunicação face a face predominava, promovendo o contato interpessoal entre
as pessoas. Já, hoje em dia, a comunicação em massa tem ganhado cada vez mais
espaço na sociedade. Nesse tipo de interação, há uma troca de conhecimento, que
não se resume apenas à um emissor e um receptor, mas sim um número ilimitado de
pessoas interagindo. Pode-se citar como exemplo da comunicação de massa o
rádio, a internet, a televisão, entre outros.
Estamos
passando da civilização da escrita para a civilização da imagem. Foi a partir do século XX que a televisão
tornou-se a mídia hegemônica, presente em praticamente todo o mundo. Nesta era
da imagem, ale da televisão, destacam-se as ilustrações, fotos, cinema e
internet com os principais meios de comunicação.
A
partir desta nova proposta, surge a seguinte pergunta: “Uma imagem vale mais
que mil palavras?”. Essa pergunta não pode ter uma resposta precisa e concreta,
talvez nunca tenhamos. O certo é que há argumentos que justificam tanto a
resposta positiva como a negativa.
Imagens são ícones que
representa um objeto por alguma similaridade, na internet, é o caso do ícone do
Facebook, do Twitter, até mesmo do velho Orkut. É visível que os jovens têm
mais facilidade em reconhecê-los, pois praticamente cresceram vendo-os.
Mídias Sociais
As Mídias
Sociais são as tecnologias usadas em redes de comunicação e interação, as
chamadas redes sociais. Nas redes
sociais, as pessoas se encontram através de interesses comuns, busca por novos
vínculos, replicabilidade, searchability (somos buscáveis) e também para
reforçar sua identidade.
As
principais características das mídias são a interatividade, a hipertextualidade
e a usabilidade. Definitivamente vivemos na era da informação digital, em
oposição à era das tecnologias analógicas que perdurou até o século passado;
muitos já afirmam que vivemos a “era da imaginação”.
Angélica Santos; 1ª 2
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